ABERTURA

PALESTRA
Educação transformadora


PROF. DR. ANDERSON RIBEIRO CORREIA

ANFITRIÃO DO EVENTO
PROF. DR. ANDERSON RIBEIRO CORREIA

BOAS–VINDAS AO IDEIAS & DEBATES


LUIZ FELIPE PONDÉ

PALESTRANTE
LUIZ FELIPE PONDÉ

HORÁRIO

DAS 08h00 ÀS 09h45

MEDIADOR

RUI GONÇALVES


ABERTURA

  • Das 08h00 às 08h05

    Boas-vindas Jovem Pan

     

  • Das 08h05 às 08h10

    Boas-vindas Invoz

     

  • Das 08h10 às 08h20

    Boas-vindas com o anfitrião

    PROFESSOR DR. ANDERSON RIBEIRO CORREIA – Reitor do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica. (10 minutos)

    Professor e Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, tendo ocupado previamente diversas funções no instituto, como Reitor, Pró-reitor de Extensão e Cooperação, Chefe de Departamento, Coordenador de Cursos e Coordenador de Projetos. Ex-presidente da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Foi membro do Conselho Deliberativo e é atual pesquisador do CNPQ, nível 1B. Atuou na Equipe de Transição entre os Governos Temer e Bolsonaro, na área de Educação. Assessor ad-hoc da CAPES, FAPESP e CNPQ. Editor Associado da Revista Transportes. Revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais. Membro de comitês do Transportation Research Board – USA. Foi Superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (1998), mestrado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2000) e doutorado em Engenharia de Transportes – University of Calgary (2004) – Canadá. É membro de vários conselhos profissionais na área de educação, ciência, tecnologia e inovação.

  • Das 08h20 às 08h30

    Vídeos dos patrocinadores

     

  • Das 08h30 às 09h15

    Palestra de abertura – Educação transformadora

    LUIZ FELIPE PONDÉ – Filósofo e Ensaísta (45 minutos)

    Luiz Felipe Cerqueira e Silva Pondé (1959) é um filósofo e ensaísta brasileiro. Um de seus livros mais conhecidos é “Guia Politicamente Incorreto da Filosofia” (2012). Nasceu na cidade do Recife, Pernambuco, no ano de 1959. Graduou-se em medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA), cursou filosofia na Universidade de São Paulo (USP) e fez doutorado pela mesma instituição em parceria com a a Université Paris, em Saint-Denis na França. Recebeu título de Pós-doutor da Universidade de Tel Aviv em Israel. Luiz Felipe Pondé é professor da Faap e da PUC de São Paulo e assina uma coluna na Folha de São Paulo, onde ele aborda temas como comportamento, religião, ciências, entre outros temas. Pondé é autor das obras: “O Homem Insuficiente: Comentários de Psicologia Pascaliana” (2001), “Crítica e Profecia: Filosofia da Religião em Dostoiévski” (2003),“Conhecimento na Desgraça: Ensaio da Epistemologia Pascaliana“ (2004), “Do Pensamento no Deserto: Ensaio de Filosofia, Teologia e Literatura” (2009), “Contra um Mundo Melhor: Ensaios do Afeto” (2010) e “O Catolicismo Hoje” (2011).
    O filósofo publicou o livro “Guia Politicamente Incorreto da Filosofia” (2012), que entrou para a lista dos livros mais comentados e vendidos. Em 2013, publicou "A Filosofia da Adúltera" e em 2014, "A Era do Ressentimento". Segundo o autor "O ressentimento é uma forma de cegueira espiritual". A ideia e a filosofia de Pondé baseiam-se num certo pessimismo, na valorização das tradições religiosas ocidentais e no combate ao pensamento politicamente correto nos meios universitários. É uma das grandes revelações do pensamento conservador nos últimos 10 anos no Brasil.

  • Das 09h15 às 09h45

    Perguntas

    Aberto para perguntas (30 minutos)

  • Das 09h45 às 10h00

    Intervalo

     


DOCUMENTOS PARA DOWNLOAD
DISPONIBILIZADOS EXCLUSIVAMENTE PELO PALESTRANTE

(Em breve)


PERGUNTAS E RESPOSTAS

(As perguntas com as respostas do palestrante serão publicadas após o congresso)