PAINEL 3

PALESTRA
Cidades e comunidades sustentáveis, seguras e inclusivas


PAULO GUIMARÃES

PALESTRANTE
PAULO GUIMARÃES

HORÁRIO

DAS 14H55 ÀS 16H25

MEDIADOR

RUI GONÇALVES


PAINEL 3 – SOCIEDADE

  • Das 14h55 às 15h00

    Vídeo do patrocinador

    Prefeitura Municipal de Jacareí

  • Das 15h00 às 15h30

    Palestra – Cidades e comunidades sustentáveis, seguras e inclusivas

    PAULO GUIMARÃES – Prefeitura de São José dos Campos (30 minutos)

    Secretário de Mobilidade Urbana de São José dos Campos. Engenheiro Civil, pós graduado em engenharia de custos, especialista em gestão e normatização de trânsito e MBA em mobilidade urbana. Possui mais de vinte anos de experiência no setor público e em projetos relacionados à mobilidade urbana e segurança no trânsito, atuando na gestão de equipes operacionais e de alto desempenho. Servidor de carreira da Prefeitura de São José dos Campos, já atuou como Diretor Técnico do Observatório Nacional de Segurança Viária, e atualmente exerce a função de Secretário Municipal de Mobilidade Urbana e membro da Câmara Temática de Educação e Saúde para o Trânsito do Conselho Nacional de Trânsito.

  • Das 15h30 às 15h40

    Case 01 – Educação para mobilidade urbana, sustentável e segura

    ROBERTA MANTOVANI – Sócia Diretora na Mantovani & Martinez Consultoria Pedagógica (10 minutos)

    Pedagoga, Educadora de Trânsito com experiência em Gestão, Educação e Segurança no Trânsito. Escritora, autora da Coleção Vida em Trânsito, publicada pela Yendis Editora. Entre 2001 a 2012 foi Gerente de Educação e Cidadania na Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas SP – EMDEC. Coordenou a Área de Educação para o Trânsito do Observatório Nacional de Segurança Viária entre 2015 e 2016. Integrou da Câmara Temática de Educação e Habilitação do CONTRAN 2017 e 2018. Realizou a Coordenação pedagógica e o desenvolvimento dos projetos educacionais e materiais didáticos das Estações Conhecimento da Fundação Vale.

  • Das 15h40 às 15h50

    Case 02 – Cidade educadora de Vitória (ES)

    RAMIRES M. BRILHANTE – SEGES (10 minutos)

    É licenciado em Educação com especialidade em áreas rurais e Pedagogia. Trabalhou com projetos educacionais com indígenas Tícunas e Mundurukus. Atuou como educador em projetos de desenvolvimento social e comunitário. Trabalha na Prefeitura Municipal de Vitória, atuando na Coordenação de Educação Ambiental. Atualmente contribui com a Coordenação Técnica da rede Brasileira de Cidades Educadoras e com a implantação do Observatório de Indicadores.

  • Das 15h50 às 16h00

    Case 03 – Suzano – Parcerias intersetoriais para construção de um território educativo

    FAUSTO RODRIGUES ALVES DE CAMARGO – Gerente Executivo Socioambiental – Suzano SA (10 minutos)

    Fausto Rodrigues Alves de Camargo é o idealizador do Programa Suzano de Educação. Engenheiro florestal formado pela ESALQ/Universidade de São Paulo, mestre pela Universidade Federal de Viçosa, doutor pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP) e PHD pela Universidade da California (EUA). De 1987 a 2018 foi gestor das áreas de Meio Ambiente Florestal, Divisão de Pesquisa Florestal, Projetos Especiais e Sustentabilidade com foco em questões de relacionamento e projetos sociais no Grupo Votorantim. Dede 2019 ocupa o cargo de Gerente Executivo Socioambiental na Suzano SA.

  • Das 16h00 às 16h30

    Perguntas

    Aberto para perguntas (30 minutos)


DOCUMENTOS PARA DOWNLOAD
DISPONIBILIZADOS EXCLUSIVAMENTE PELO PALESTRANTE

(Em breve)


PERGUNTAS E RESPOSTAS

(As perguntas com as respostas do palestrante serão publicadas após o congresso)