PAINEL 2

PALESTRA
EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DE SÃO PAULO POR MEIO DE PARCERIAS COM O SETOR PRODUTIVO


ALMÉRIO ARAÚJO

PALESTRANTE
ALMÉRIO ARAÚJO

HORÁRIO

DAS 13H05 ÀS 14H35

MEDIADOR

RUI GONÇALVES


PAINEL 2 – TRABALHO

  • Das 13h00 às 13h05

    Vídeo do patrocinador

    Colégio Objetivo Aquarius

  • Das 13h05 às 13h35

    Palestra – Expansão da educação profissional no Estado de São Paulo por meio de parcerias com o setor produtivo

    ALMÉRIO ARAÚJO – Centro Paula Souza (30 minutos)

    Coordenador da Unidade do Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, que promove a elaboração e reformulação curricular, a capacitação continuada de docentes, a educação a distância e a supervisão educacional. É Mestre em Educação (Supervisão e Currículo) e Bacharel/Licenciado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É pesquisador da área de Currículo em Educação Profissional e Tecnológica, participando e organizando congressos, seminários, feiras e comissões que tratam do assunto. Membro da Comissão Executiva do Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo; Presidente das Comissões de Qualificação de Diretores e de Coordenadores de Área Acadêmica e Pedagógica e do Comitê de Diretores das Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo.

  • Das 13h35 às 13h45

    Case 01 – Alcançando o sucesso profissional: habilidades socioemocionais e networking

    ERNESTO MARTINS FARIA – Colégio Embraer (10 minutos)

    Graduado em Ciências Econômicas pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa (2008), com extensão em Econometria Aplicada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe-USP, 2012), mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP, 2015) e doutorando em Educação na Universidade de Coimbra (2020). Especialista em cálculos e análises de indicadores educacionais, foi coordenador de conteúdo técnico no Todos Pela Educação, analista de novos projetos acadêmicos no Insper, e fez consultorias para diversas instituições, entre as quais o Cedac, a Rede Globo, o Instituto Arte na Escola e a Unesco. Durante seis anos, foi coordenador e depois gerente da área de Qualidade da Fundação Lemann, onde desenvolveu e coordenou pesquisas em educação. Em 2017, fundou o Iede, que visa contribuir com a qualidade do debate educacional por meio de pesquisas

  • Das 13h45 às 13h55

    Case 02 – Profissional a prova de futuro

    CLECIOS VINICIUS BATISTA E SILVA – SENAI (10 minutos)

    Pedagogo (UNICAMP), Especialista em Regulação de Aviação Civil (UFRJ), com MBA em Gestão Escolar (USP). Realizou cursos e estudos na área de aviação e regulação nas seguintes instituições FAA Academy -Estados Unidos, Georgetown University (Washington D.C.) e na JAA Trainig (Holanda). Foi representante do governo brasileiro para a área de ensino na Comissão Latino Americana de Aviação Civil (CLAC). Na área de inovação, trabalhou no desenvolvimento de parcerias e no tema Indústria 4.0, tendo cursos no Instituto Fraunhofer (Alemanha) e na Escola Superior de Guerra (ESG). Foi bolsista da Japan International Cooperation Agency, tendo realizado curso e visitas técnicas sobre Monozukuri no Japão.

  • Das 13h55 às 14h05

    Case 03 – Novas perspectivas de aprendizagem no curso pré-vestibular

    VERIDIANA MARÇAL DE OLIVEIRA DELGADO – Colégio Objetivo Aquarius (10 minutos)

    Coordenadora Curso Personal – Pré-vestibular e do Projeto Mindset para jovens de 1º ano a curso pré-vestibular – Objetivo Baixada. Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Santos – 2010, MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 Escola de Negócios – PUC RS – 2020 e cursando MBA em Gestão Escolar na USP.

  • Das 14h05 às 14h35

    Perguntas

    Aberto para perguntas (30 minutos)

  • Das 14h35 às 14h55

    Intervalo

     


DOCUMENTOS PARA DOWNLOAD
DISPONIBILIZADOS EXCLUSIVAMENTE PELO PALESTRANTE

(Em breve)


PERGUNTAS E RESPOSTAS

(As perguntas com as respostas do palestrante serão publicadas após o congresso)